E-mail geral@autozarco.pt    |   Telefone Geral +351 291 743 421

  • Home
  • Notícias Dacia
  • A história de um Dacia Logan MCV com mais de 1,1 milhão de quilómetros!

A história de um Dacia Logan MCV com mais de 1,1 milhão de quilómetros!

Se fica cansado só de pensar o que é dar uma volta à Terra em automóvel, imagine quão exausto ficaria se desse quase 30! Uma distância equivalente a praticamente três idas à Lua ou o mesmo que a passar 19,525 extenuantes horas ao volante!

Se fica cansado só de pensar o que é dar uma volta à Terra em automóvel, imagine quão exausto ficaria se desse quase 30! Uma distância equivalente a praticamente três idas à Lua ou o mesmo que a passar 19,525 extenuantes horas ao volante! Mas, para um taxista argelino, nenhum destes números foi um problema e muito menos para o seu “incansável” Dacia Logan MCV 1.5 dCi, que, mostrando-se um verdadeiro fenómeno de resistência e fiabilidade, acaba de cumprir 1.172.000 km! Vai mais uma voltinha à Terra?

Ibrahim Mouloudj é um nome desconhecido no mundo automóvel pelo menos, assim era até há bem pouco tempo. Mas, em 2020, o taxista argelino saltou para a ribalta quando foi chamado pelo importador argelino da Dacia. Em causa, o facto de ter cumprido 1.172.000 km ao volante de um Dacia Logan MCV 1.5 dCi, marco mais do que suficiente para ser “condecorado” (com alguns presentes e a oferta de um serviço de manutenção) pela Dacia Argélia e para a notícia ser levada ao mundo, através das redes sociais.    

Na verdade, não há registos fidedignos de que esta possa ter sido a maior quilometragem atingida por um Dacia, mas estará seguramente entre as mais extensas, num “atestado de qualidade e fiabilidade” dos propulsores desenvolvidos pelo Grupo Renault.

Aliás, o próprio protagonista do feito, já tinha cumprido cerca de 675.000 quilómetros com um primeiro Dacia Logan MCV, adquirido em 2007, antes de o substituir, em 2012, por uma nova unidade, fazendo justiça ao adágio popular “em equipa que ganha não se mexe!”. Nessa altura, o Logan MCV estava prestes a ser substituído no mercado argelino pela mais recente geração do modelo, mas a opção de Mouloudj foi manter-se, afinal, fiel ao Dacia que já o tinha levado tão longe! O que provavelmente, não estaria à espera é que o segundo Logan MCV que adquiriu fizesse quase o dobro dos quilómetros do primeiro e “continuasse aí para as curvas”!

O segredo da longevidade
Os créditos de fiabilidade, firmados e sobejamente reconhecidos, do motor 1.5 dCi do Grupo Renault que equipa este Logan MCV tão especial, também estão comprovados, com o registo de 1.172.000 km percorridos ao longo de 11 anos. Contas feitas significa que, em média, o propulsor cumpriu 106.545 km por ano, numa quilometragem que muitos condutores não farão nos seus automóveis até ao fim das suas vidas.

Mas qual foi, afinal, o segredo para tamanha longevidade e fiabilidade acima de qualquer suspeita? Nada mais simples: manutenção cuidada, sempre a tempo e horas, num concessionário oficial Renault.
Foram 160 serviços de manutenção, o que equivale a dizer que, a cada 7.500 quilómetros, o Logan MCV 1.5 dCi visitou o concessionário para efetuar uma revisão ou, por outras palavras, que, com mais de 12.000 km percorridos por mês, o Dacia acabou por efetuar mais do que uma operação de manutenção por mês, muito mais do que o exigível pelo programa de manutenção da marca para o modelo!

Apesar de tantas visitas ao concessionário Dacia, o motor manteve intacta a sua originalidade, tal como todas as partes mais importantes do veículo. Evidentemente, com o equivalente a ter percorrido quase 30 voltas à Terra, a carroçaria está longe de ter o mesmo brilho de quando saiu, pela primeira vez do stand, com o amarelo já algo desbotado e os para-choques a não disfarçarem riscos ou pequenas marcas de contacto! Mas, no essencial, é o mesmo Logan MCV 1.5 dCi que, em 2012, saiu de um concessionário para iniciar uma grande aventura!

Para o simpático argelino, o segredo para tão grande longevidade parece ter mesmo passado pelos cuidados inexcedíveis dos concessionários Renault/Dacia: “sempre fui muito bem recebido e as equipas que me trataram o carro são verdadeiramente profissionais. Já me conhecem bem e conhecem ainda melhor o carro! Assim, fico tranquilo com o Logan MCV e com os passageiros que transporto”. 
A viagem segue, agora, dentro de momentos, quiçá, a caminho dos 2.000.000 de quilómetros!

Gama DACIA
Contactos
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Geral:
    291743421


Auto Zarco © 2021

Desenvolvido por Navega Bem Web Design